quarta-feira, 27 de abril de 2011

LER MAIS, A RECEITA PARA O ENEM !

LER MAIS, A RECEITA PARA O ENEM !
Em pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, apontando a leitura de pouco mais de um livro por brasileiro a cada ano. Nossos vizinhos argentinos ficaram em 18º. A questão é cultural, de hábito, de vivência.
A prática da leitura é instrumento fundamental para o exercício da cidadania e para a participação social, não importando o tipo de leitura, se romances, ficção, suspense ou jornais, revistas de circulação nacional e até quadrinhos.
Segundo o professor Murilo Ranulfo, fundador e professor do Biosfera pré-vestibular, para o estudante se sair bem nas provas do Enem ele deve fazer da leitura uma rotina, a fim de se manter a par dos fatos do cotidiano e principais acontecimentos do mundo atual. “Abordagens políticas voltadas para o meio ambiente, ecologia, guerras da atualidade, crise econômica, diversidade cultural, globalização, etc são temas constantes nas redações e também nas questões da prova. E o aluno que não se instrui com essas informações terá grandes dificuldades em enfrentar o vestibular, pois seu conhecimento se restringe apenas aos conteúdos escolares, perdendo uma visão mais ampla e crítica acerca dos problemas mundiais” diz o professor.
Para que este bom hábito passe a fazer parte da rotina de nossos jovens o professor dá algumas dicas:
·       Procure estabelecer um horário de leitura, todos os dias, descubra qual é o melhor para você se dedicar a essa atividade e siga com determinação.
·        Algumas pessoas preferem ler pela manhã, outras no final da tarde, mas uma boa opção é tirar uma hora antes de dormir para isso. Além de relaxar, aos poucos o sono vai chegando, o que lhe proporcionará uma boa noite de sono.
A leitura proporciona aumento da capacidade de escrita, de argumentação, além de trazer um enriquecimento relevante no vocabulário do leitor e em sua forma de se expressar.
Mas o professor adverte: “não basta ler, é preciso refletir sobre o que se lê e utilizar a leitura como ferramenta de transformação. Se nos livros não encontramos todas as respostas para as perguntas da vida, ao menos a leitura aponta um caminho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Murilo Ranulfo Tavares Júnior

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Natural de Sete Lagoas-MG Médico pela UFMG em 1979. Professor de Biologia desde 1973. Pitágoras, Palomar, Método, Unimaster, Soma, Zilah Frota, Elite e Bernoulli . Fundador, professor e proprietário do Biosfera desde 1998 (www.biosferanet.com.br). Graduação em Medicina e residência de Cirurgia Geral pela UFMG. Especialista em Medicina de Urgência e resgate pelo Hospital João XXIII. Especialista em Medicina Legal pela Academia de Policia Civil de MG. Especialista em Cirurgia Torácica, não cardíaca, e Tisiocirurgia pelo Hospital Júlia Kubitscheck. Todas especialidades tiveram seus registros homologados no Conselho Federal de Medicina e no CRMMG.