quarta-feira, 13 de abril de 2011

SONO

“Deus ajuda quem dorme o suficiente para aprender”
A importância do sono na aprendizagem
A ciência tem provado que ditados como: “Deus ajuda quem cedo madruga”, já não são apropriados para a fase atual da história da humanidade.
Hoje já se sabe que Deus ajuda quem dorme o suficiente para descansar corpo e mente.
“O sono é fundamental para a vida, não apenas como repouso para o cérebro, mesmo porque ele continua ativo enquanto dormimos atividade esta, imprescindível à memorização e à aprendizagem”. diz o Dr. Sidarta Ribeiro, diretor de Pesquisa do Instituto de Neurociência de Natal.
Caso contrário, vários fatores podem ser citados tendo como causa principal a privação do sono, entre eles:
·       dificuldades de aprendizagem,
·       falta de memória e de concentração,
·       sonolência diurna,
·       irritabilidade e variações de humor,
·       perda do senso de direção,
·       queda nas defesas no sistema imunológico,
·       depressão.
O Biosfera Pré-Vestibular pensando na saúde de seus alunos e objetivando uma maior retenção de aprendizagem especialmente com a adoção do ENEM como primeira etapa de muitas universidades que exige raciocínio rápido e textos mais extensos, oferece aos alunos um modelo escolar que já é adotado nos EUA e em vários países da Europa.
Segundo o Prof. Murilo, fundador do Biosfera,  “com a adoção do horário  escolar das  nove da manhã às cinco da tarde, nossos alunos se apresentam menos sonolentos e irritadiços , conseqüentemente absorvem  mais conteúdo . “

4 comentários:

  1. parabéns valeu pela entrevista no jô.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr. Murilo, sua entrevista no Jô foi ótima.
    Espero que o Sr. participe do programa outras vezes.

    ResponderExcluir
  3. Sua entrevista no programa do Jô foi uma delicia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Dr. Murilo,
    Queria dizer que sua entrevista pode ser considerada a melhor de 2012, pois esse ano, nao perdi uma entrevista do programa dele. Adoro quando ele entrevista pessoas que tem um conjunto de inteligencia, simplicidade e humar.
    Parabens, o Sr. e' o maximo. Querida fazer parte do seu ciclo de amizade pois acredito que ser seu amigo e' ganhar o passaporte da alegria, alto astral garantido.

    Grande abraco, e que Deus te conserve assim.

    Claudete Barberino

    ResponderExcluir

Murilo Ranulfo Tavares Júnior

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Natural de Sete Lagoas-MG Médico pela UFMG em 1979. Professor de Biologia desde 1973. Pitágoras, Palomar, Método, Unimaster, Soma, Zilah Frota, Elite e Bernoulli . Fundador, professor e proprietário do Biosfera desde 1998 (www.biosferanet.com.br). Graduação em Medicina e residência de Cirurgia Geral pela UFMG. Especialista em Medicina de Urgência e resgate pelo Hospital João XXIII. Especialista em Medicina Legal pela Academia de Policia Civil de MG. Especialista em Cirurgia Torácica, não cardíaca, e Tisiocirurgia pelo Hospital Júlia Kubitscheck. Todas especialidades tiveram seus registros homologados no Conselho Federal de Medicina e no CRMMG.