quarta-feira, 13 de abril de 2011

CADA VEZ MAIS DIFÍCIL TORNAR-SE MÉDICO

O sonho de se tornar médico está cada vez mais distante?
A escolha da profissão costuma ser um grande dilema na vida de nossos jovens e muitos deles acalentam, desde criança, o sonho de se tornarem médicos. Mas quando chega a época do vestibular este sonho pode se transformar num grande pesadelo.
Segundo o professor Murilo Ranulfo, médico e fundador do Biosfera pré-vestibular, o aluno que realmente alimenta o sonho de estudar medicina não costuma desistir facilmente do seu intuito.
“Já houve casos de alunos que repetiram o cursinho cinco vezes até conseguirem ingressar numa universidade”, diz o professor que há 37 anos leciona Biologia para pré-vestibulandos.
Será que agora este sonho está ainda mais distante de ser alcançado?
Com a adoção do Enem como processo seletivo de várias universidades do país, o professor acredita que sim, ficou mais difícil, devido principalmente à diferença do tipo de prova:

“As questões do ENEM são em sua maior parte longas e descritivas e para resolvê-las é necessário paciência e concentração”, afirma.

Segundo pesquisa feita pela escola de medicina da UFMG, no modelo antigo de vestibular a seleção dos 320 aprovados em Medicina era feita da seguinte forma:
45% selecionados pela redação.
35% selecionados pela biologia.
20% selecionados pela química.

Sendo a prova do ENEM válida como a primeira etapa e apenas as provas Biologia e Química na segunda etapa, ele acredita que a seleção dos aprovados em Medicina nos próximos anos será feita com
50% selecionados pela redação.
20% selecionados pelas ciências humanas (sociologia, filosofia, conhecimentos gerais, política, geografia e história).
30% selecionados por biologia e química em prova única.


A preparação dos alunos para esta nova realidade dos vestibulares está sendo o grande desafio para os cursos preparatórios cuja ênfase deverá ser dada a aspectos até então pouco explorados, como as ciências humanas que estão embutidas na maioria das questões do Enem.

“E principalmente dar muito apoio e segurança aos candidatos para que eles nunca desistam dos seus sonhos, conclui o educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Murilo Ranulfo Tavares Júnior

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Natural de Sete Lagoas-MG Médico pela UFMG em 1979. Professor de Biologia desde 1973. Pitágoras, Palomar, Método, Unimaster, Soma, Zilah Frota, Elite e Bernoulli . Fundador, professor e proprietário do Biosfera desde 1998 (www.biosferanet.com.br). Graduação em Medicina e residência de Cirurgia Geral pela UFMG. Especialista em Medicina de Urgência e resgate pelo Hospital João XXIII. Especialista em Medicina Legal pela Academia de Policia Civil de MG. Especialista em Cirurgia Torácica, não cardíaca, e Tisiocirurgia pelo Hospital Júlia Kubitscheck. Todas especialidades tiveram seus registros homologados no Conselho Federal de Medicina e no CRMMG.