terça-feira, 26 de abril de 2011

VESTIBULAR, BICHO DE 7 CABEÇAS ?

O vestibular é um exame que deve ser levado a sério, mas daí a chamá-lo de bicho de sete cabeças é demais. 
Bicho de três cabeças, talvez.
Para se sair bem no vestibular o candidato tem que se preparar como um verdadeiro atleta e isso não quer dizer que só o aprendizado da matéria é suficiente. Um bom preparo está ligado a um conjunto equilibrado de três fatores:
1.     Preparo teórico.
2.     Equilíbrio emocional.
3.     Preparo físico.
O aprendizado teórico será obtido em sala de aula. O Biosfera pré-vestibular é uma ótima opção para isso (veja o link www.biosferanet.com.br).
Lá o equilíbrio emocional é visto por psicopedagoga e acompanhado semanalmente, já o preparo físico fica por sua conta.
Você alguma vez na vida já deve ter tido um “branco” na hora da prova. E isso é muito mais comum do que você imagina. O chamado “branco” é um sintoma claro de que o emocional não está em ordem.
A ansiedade é um fenômeno natural do homem. O vestibular, sem dúvida, gera bastante ansiedade. A cobrança é geral: pais, parentes, amigos, a matéria que se avoluma, e pior do que tudo isso: a própria cobrança. Será que estou estudando o suficiente? Será que meus colegas estão sabendo mais do que eu? E se eu não passar este ano?
Para manter a cabeça fria, no meio de tanta pressão, de maneira que todo o resto não seja prejudicado cada um deverá encontrar seu próprio caminho, e ajudado por profissionais experientes fica mais fácil.
Há muitos mecanismos para descarregar a tensão. Temos duas dicas, que são óbvias, mas que funcionam muito bem: lazer e esporte. O ideal é programar a vida de forma a incluir ambos durante a semana.
Ir ao cinema de vez em quando, por exemplo, pode ser muito saudável. Só que tem que fazer isso sem remorsos. Não adianta, durante o filme, ficar se cobrando porque poderia estar estudando. Isso vai acabar deixando você mais angustiado ainda. Estamos falando em lazer programado, consciente, que  decidimos ter porque sabemos da necessidade para a mente.
Controlar a ansiedade e conseguir conviver com ela é de fundamental importância. 
Muitos casos de insucesso no vestibular estão ligados, não à falta de estudo, mas a problemas emocionais mal resolvidos.
O preparo físico depende de dois fatores principais:  qualidade do sono (leia o texto sobre sono) e qualidade da alimentação.
Comer de forma correta ajuda e muito. Tomar um café da manhã decente antes das aulas é fundamental.
Nós, professores, estamos cansados de ver alunos desmaiarem em sala, quase sempre porque foram para a aula em jejum.
Beber bastante água e não ficar mais de três horas sem ingerir algum tipo de alimento (suco, fruta ou yogurte) também é uma boa medida para manter o metabolismo sempre ativo.
Outra coisa ótima é fazer algum exercício físico de forma regular (andar, correr, ou nadar, entre duas a três vezes por semana). Nada melhor para jogar fora a tensão acumulada.
Não é razoável, também, nesse ano de preparação, fazer regimes malucos para emagrecer. 
A palavra de ordem é: refeição balanceada!
Portanto, se conseguirmos seguir estas dicas o tal bicho de três cabeças poderá ser domado facilmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Murilo Ranulfo Tavares Júnior

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Natural de Sete Lagoas-MG Médico pela UFMG em 1979. Professor de Biologia desde 1973. Pitágoras, Palomar, Método, Unimaster, Soma, Zilah Frota, Elite e Bernoulli . Fundador, professor e proprietário do Biosfera desde 1998 (www.biosferanet.com.br). Graduação em Medicina e residência de Cirurgia Geral pela UFMG. Especialista em Medicina de Urgência e resgate pelo Hospital João XXIII. Especialista em Medicina Legal pela Academia de Policia Civil de MG. Especialista em Cirurgia Torácica, não cardíaca, e Tisiocirurgia pelo Hospital Júlia Kubitscheck. Todas especialidades tiveram seus registros homologados no Conselho Federal de Medicina e no CRMMG.